Conheça os fãs: Vinicius Vasconcelos

Olá!
O Vinícius Vasconcelos, do Clube do Slugue, também participou:

 

Sabe quando as pessoas dizem que a vida delas mudou depois de ver um filme ou ler um livro? Então, essa é mais uma história dessas.
Há aproximadamente uma década, conheci Harry Potter. Meu primo havia ganhado o primeiro livro da série e me emprestaria depois que houvesse terminado a leitura. Alguns meses se passaram e estreou nos cinemas o filme Pedra Filosofal e ele ainda não tinha lido. Com nove anos apenas, não aguentei a ansiedade e resolvi ir ao cinema mesmo sem ter lido a história original. Saí com meu pai para o cinema meia-hora antes e logo vi que Harry Potter não era um fenômeno qualquer: depois de tentar assistir ao filme em três cinemas e, para minha frustração, encontrar todas as salas com os ingressos esgotados, tive que esperar uma semana pelo filme.
Lembro que a história me ganhou quando vi a sombra de um gato se transformar em uma mulher de olhar severo e chapéu pontudo e que saí do cinema cantarolando a música tema e lançando Alohomoras em todas as portas que encontrava, principalmente naquelas portas automáticas de shoppings.
Finalmente, então, li a história e percebi como me sentia à vontade com a escrita envolvente de Rowling e rapidamente devorei os  próximos três livros já publicados. Esperei ansiosamente pelo lançamento do VHS do filme (que veio com um galeão!) e pelo segundo filme. Mas foi mais velho mesmo que me tornaria um fã potteriano de verdade, quando o terceiro filme chegou às telonas e senti que, assim como eu eles estavam crescendo.
Resolvi participar ativamente dos sites que encontrava na internet e mergulhei no mundo da formulação das teorias sobre o que ocorreria no próximo livro a ser lançado, sobre o título (Quem seria o príncipe do título do sexto livro?).  Nas discussões, conheci muita gente que marcaria meus próximos anos. Também participei da versão em português do site americano Veritaserum e aprendi muito inglês traduzindo as notícias.
Também me tornei expert em photoshop graças à série. Fiz fã pôsteres para o quinto, sento e sétimo filme, sendo que meu último pôster ficou relativamente famoso dentro e fora do Brasil.
Com tantas habilidades virtuais desenvolvidas graças à série, me juntei com mais três amigos para construir um site com a nossa cara para a série, o Clube do Slugue, que provavelmente tem a atmosfera mais potteriana de todos os sites e um dos mais vastos conteúdos.
Fora do mundo virtual, Harry Potter me aproximou de pessoas com quem vivi grandes amizades.  Os livros ajudaram a moldar meu caráter e grande parte do que sou se deve a eles.
Minha paixão pela série foi tão grande que quando tive a oportunidade de fazer um intercâmbio, escolhi a Inglaterra, onde a história se passa. Conheci cenários usados para gravar os filmes (sim, locações de Hogwarts), a ponte que é destruída no início do sexto filme, o Piccadilly Circus (onde o trio desaparata após fugir do casamento de Gui e Fleur) e a estação King’s Cross, claro, onde Harry atravessa a plataforma nove-e-três-quartos para entrar no mundo mágico. Além, de é claro, ter a experiência de viver um pouco da cultura britânica e até como morar em uma casa com o armário debaixo da escada.  Além de viajar para a Inglaterra, Harry Potter também me fez conhecer alguns dos meus amigos virtuais quando viajei para São Paulo para a premiére com o ator Matthew Lewis.
Não consigo mais lembrar de como é viver sem ter entrando contato com Harry Potter.  Apesar da magia, os personagens dessa série são tão humanos que é fatal se identificar com Harry, Rony e Hermione em incontáveis passagens.
Nem parece que se passaram dez anos. Se eu encontrasse J.K. Rowling, eu certamente lhe agradeceria por ter criado essa história que tanto significou para mim e perguntaria se ela tem noção de como Harry Potter marcou uma geração e impactou a vida de milhares de fãs.
O que acharam?
Esse post foi publicado em Fãs e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Conheça os fãs: Vinicius Vasconcelos

  1. Pingback: ClubeDoSlugue.com | 2011 | Harry Potter e as Rel�quias da Morte

Deixe um comentário

