Sobre a sobrevivência de Harry

Olá!
Antes do último livro sair muitos boatos rolavam de que o Harry iria morrer. Como vocês já sabem (São todos fãs, não? Acho que todo mundo já leu o livro, se não, parem aqui.) Harry sobrevive. Nesse trecho da entrevista que não entrou para o livro, J.K.Rowling explica porque escolheu esse fim para a história.
JKR: De muitas formas, teria sido um final mais puro matá-lo. Com certeza, eu sabia disso o tempo todo. Sentia que a mensagem embutida no livro era de que o amor é a mais poderosa força neste mundo. Meu modelo para Harry era de veteranos de guerra, que viram horrores e que foram ordenados a voltar para casa para reconstruir, e ir de volta à vida comum e cuidar da família, ser um pai – principalmente ser um pai – é uma tarefa difícil, em momentos problemáticos. Eu senti que seria uma traição ao meu personagem se eu fizesse outra coisa além de mostrá-lo fazendo isso. E eu acho que é uma coisa completamente heroica de se fazer, ir para casa depois daquilo, não para se tornar um mercenário, não para viver para sempre congelado num tempo de emoção e perigo, mas para ser forte o suficiente, mental e fisicamente, para retornar da guerra e cuidar de uma nova geração, com valores que, você espera, não conduzirão a uma nova guerra. Isso é grandioso.
Claro que você pode dizer que, de uma certa forma, como sempre na vida, este é um eterno paradoxo. O que é muito valioso pode ser facilmente visto como ligeiramente estúpido, mas Deus sabe que, sem aquelas pessoas que estavam preparadas para voltar para casa e cuidar da família e reconstruir, ajudar a reconstruir (…) reconstruir é muito mais difícil do que destruir. Então, eu senti que seria moralmente quase que uma falha matá-lo. Queria mostrar um homem que teve a coragem de regressar e sujar as mãos para tentar reconstruir. Eu gostava daquela ideia. E, mais uma vez, isso fez com que muitas pessoas ficassem aborrecidas, mas Deus sabe que naquele momento eu já estava acostumada a esse tipo de coisa.
O que acharam? Para vocês, Harry tinha que morrer ou gostaram do final?
O Leaky Cauldron tem um PotterCast sobre o assunto. [em inglês]
Esse post foi publicado em Curiosidades, J.K.Rowling e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Sobre a sobrevivência de Harry

  1. Vivi disse:

    Ainda bem que ela não matou Harry, se não eu ficaria revoltada.
    Amei o final. Mas não queria que tivesse acabado. 😦

    Beijocas

  2. Isadora disse:

    Acho que se aproximaria mais da realidade se ele morresse. Afinal, não é uma coisa que se espere ver Harry passando por tudo que passou, desde o primeiro livro, e no final ele ainda estar vivo. Mas na minha opinião foi melhor ele ter sobrevivido e ter tido filhos. Poder ver ele, como pai, dando toda educação e carinho para os filhos, coisa que ele não teve quando criança.

  3. foi lindo o final, concordo plenamente com a J.K

    pra quem quiser aprofundar nesse post, e saber um pouquinho mais, é so assistir o documentário: ‘‘Um ano na vida de J.K.Rowling’’ é incrivelmente perfeito’’.

  4. Tito disse:

    Eu também achei que o Harry ia morrer em Relíquias da Morte.
    No momento em que o Dumbledore disse que o único meio de destruir Voldemort, era com a morte do Harry eu gelei. No momento que o Harry ver o lampejo de luz verde na direção dele, eu não consegui acreditar que Harry Potter, o menino que sobreviveu estava de fato, morto. Mas, ele sobreviveu. Passou por muitas dificuldades e mereceu o final feliz que teve.

    Parabéns Tia Jô, pelo incrivel mundo que você criou.
    Obrigado, por ter escrito essa história e ter proporcionado a nós, os fãs, o direito de imaginar esse mundo mágico!

  5. marlon disse:

    eu gostei muito do final da saga,mas nao me satisfeis ,o porque e bem simples….no filme nao explicou todas as coisas q deveria para ter um fim!!…tipo era o ultimo filme da saga nunca mais vai ter harry potter mais entao eles tinham q explicar tudo para ter um fim significativo!!

Deixe um comentário

