Saiu na Imprensa: Diário de Pernambuco

Olá!
O Diário de Pernambuco também publicou uma matéria sobre o livro:

Pottermania // Confissões de fã

Edição de domingo, 13 de março de 2011
Jovem norte-americana lança livro que revela os bastidores do fenômeno Harry Potter, de J.K. Rowling
A norte-americana Melissa Anelli é a fã número 1 do bruxo Harry Potter – nascido em 1998 nas páginas escritas pela escritora britânica Joanne Kathleen Rowling, a J.K. Rowling. Ela criou, em 2001, o fansite The Leaky Caldron (www.leakynews.com), em que milhares de leitores apaixonados pelo bruxinho passaram a ler notícias e participar de discussões sobre o fenômeno literário e cinematográfico (antes mesmo de existir Twitter e Facebook). É um dos sites mais visitados em todo o mundo e conquistou o respeito da autora de Harry Potter. Em 2005, no auge do sucesso da saga, J.K. Rowling recebeu Melissa em sua casa para uma entrevista, deixando os jornalistas com inveja.
Para contar a sua história dentro do universo potteriano, a norte-americana acaba de lançar o livro Harry Potter e seus fãs – A verdadeira história de um menino-bruxo, seus leitores e os detalhes da vida dentro do fenômeno Harry Potter, que chegou este mês às livrarias brasileiras. Em Harry Potter e seus fãs, Melissa conta um pouco de sua própria história, sobre como conheceu a série, quando fazia faculdade de jornalismo. A saga a aproximou de milhares de pessoas que, como ela, compartilharam, em sites e fóruns de discussão, a emoção de acompanhar as aventuras do bruxinho.
No livro, o leitor vai conhecer também a evolução da saga na internet por meio da comunicação entre os fãs. Melissa conta que a ideia de escrever o livro nasceu em 2003, durante um encontro de fãs, realizado em Orlando, na Flórida. ´Estava maravilhada por estar entre 600 fãs de Harry Potter, encantada com a força da comunidade. Eu pensei comigo mesma: ‘Alguém tem que escrever sobre isso tudo. A autora, J. K. Rowling, chancela o lançamento e assina o prefácio, em que define como sendo ´a história de uma comunidade, escrita por uma conhecedora, e eu a achei inspiradora, comovente, divertida e, em certas ocasiões, francamente assustadora (…) A história do fandom online é tão extraordinária quanto a do próprio Harry, e me deixou com um sentimento de reverência respeitosa e gratidão`.À frente do fansite, Melissa conquistou o respeito da editora norte-americana Scholastic e da própria J. K. Rowling. Com o reconhecimento, a jovem foi convidada para participar das pré-estreias dos filmes, dos lançamentos dos livros e passou dias ao lado de Rowling, conhecendo de perto o mundo mágico criado por ela. ´Tenho vivido uma jornada incrível e pude fazer coisas maravilhosas. Nunca vou esquecer essa experiência`, afirmou Melissa.
Para Melissa, o desafio de representar milhares de fãs de Harry Potter sempre foi grande, inclusive pelo preconceito. ´No começo, minha vida online relacionada a Harry era um segredo. Um dia eu simplesmente percebi que estava sendo boba. Estava recebendo tanto amor, tanta amizade, tanta felicidade vinda dessa comunidade, então, por que esconder? Reuni mais experiência profissional e o mais importante é que estava me fazendo feliz`, conta a jornalista.
A partir daí, Melissa decidiu tomar uma postura definitiva: ela só aceitaria críticas, sendo elas construtivas, de pessoas que realmente compreendessem seu carinho por Harry Potter. Afinal, a vida é muito curta para ter que lidar com pessoas que querem te julgar.
(Rayanne Portugal)
Anúncios
Esse post foi publicado em Saiu na imprensa e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s