J.K.Rowling fala sobre spoilers

Olá!
Quem é fã da série lembra como era o período de expectativa antes da publicação de cada livro. Durante a entrevista com J.K.Rowling, Melissa Anelli conversou sobre as vezes em que o livro “vazou”. Confira!

 

Essa história do livro sendo enviado mais cedo (uma situação a que não estavam acostumados os fãs de Harry Potter) me fez rever parte da entrevista de J.K. Rowling, onde nós falamos sobre o início de spoilers maciços a partir do terceiro livro.
Para aqueles que não acompanharam o assunto, cada um dos últimos quatro livros contou com algum acontecimento inesperado que resultou em conteúdo vazado antecipadamente: houve vários para o quarto livro; para o quinto livro, as cópias estranhamente apareceram num campo próximo à gráfica da editora, e a pessoa que as encontrou ligou para o jornal The Sun, em vez de enviar os exemplares de volta para a gráfica ou chamar o editor; o quinto livro também aterrissou na prateleira de uma loja de comidas naturais no Brooklyn, em Nova York, onde um repórter do Daily News comprou uma cópia tão facilmente quanto uma torta, alguns dias antes da publicação. Todo tipo de problema aconteceu no sétimo.
Mas para o sexto, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, uma coisa marcante e terrível aconteceu. Houve um tiroteio. Soubemos depois que a arma estava com balas artificiais, e a pessoa que as disparou deveria estar saindo da prisão em um ano ou pouco mais, mas, na época, imagine as manchetes: “Arma disparada por livro Harry Potter não publicado”. Eu estava em Manhattan quando descobri, indo às compras para algum tipo de roupa apropriada para a minha viagem pendente a Edimburgo (o salário de um repórter = Strawberry’s; a agenda de um repórter = pano de guerra que outros repórteres não fazem objeção porque a camisa deles também têm três furos, e nenhum deles foi às compras desde que conseguiu o emprego), que Lizo Mzimba da BBC me ligou. Eu tinha seis cabides no meu mindinho esquerdo e quatro cabides no meu direito e, quando ele me contou, eu gritei “O quê?!”, e fiz um gesto infeliz. Tudo caiu ao chão. Um tiroteio pelo livro do Harry Potter. Sério.
(Uma breve recapitulação: um repórter do The Sun foi chamado para um encontro com alguém que dizia ter uma cópia e que iria vendê-la por 50 mil libras; ele levou a polícia junto, e dois disparos foram efetuados.)
Este evento e as circunstâncias estão em Harry e seus fãs, mas aqui vai um comentário de Jo (J.K. Rowling) sobre as circunstâncias e os sentimentos de tensão que cercaram o lançamento naquele momento.
JKR: “Eu me lembro que havia um jornalista, um jornalista da TV, que disse na época, de forma leviana: ‘Isso tudo não passa de publicidade, não é?’ Tudo parecia tão fora de controle naquele ponto, que o manuscrito tinha supostamente aparecido num campo, e esta pessoa que supostamente o havia encontrado só pensou, ‘Bem, a melhor coisa que eu posso fazer aqui é ligar para algum jornal’ (…) E então, claro, nós chegamos ao sexto livro e pensávamos que já tivéssemos visto a mais louca tentativa de obter um manuscrito de Harry Potter antes, mas, claro, nós não tínhamos chegado nem perto. Isto porque nós tivemos o cara com a arma. Aquilo foi tão sério, que deixou de ser engraçado. Fiddy me contou e eu pensei que fosse uma piada. Eu pensei que ela estivesse fazendo uma brincadeira.
Só o mero fato de você produzir algo que as pessoas querem roubar, querem colocar na internet, é, para mim, muito desconfortável. E quando uma arma é envolvida, a graça é jogada para fora da janela. Completamente para fora da janela. Fiquei horrorizada. O cara que teve a arma apontada contra ele escreveu que já esteve em lugares como Kosovo e que passou pela sua cabeça, “Eu vou morrer por causa de Harry Potter.” Deus, tenha compaixão.
Há uma visão lá fora que acha que “tudo é bom”, que tudo acaba ajudando à estratégia de publicidade, tornando-a mais colorida. Mas não, estava realmente saindo de controle. E, no que as pessoas iam falando sobre essa estratégia, ela ia se alimentando de si mesma, e ia gerando este tipo de feiura… isto vai muito além de tramas que vazam, isto descamba pra violência e intimidação, e quem quer estar associado a isso? Quem quer ter seu trabalho associado a isso? Quer saber, vamos simplesmente publicar isto duas semanas antes. Quem quer uma arma disparada? Então você começa a ficar muito ansioso sobre isso… E, neste nível, isso se torna completamente dissociado daquilo que realmente é. Não se trata, de forma alguma, da antecipação de um livro, não se trata de amor por uma história ou mesmo de desejo em estragar uma história. Isto se torna alguma coisa a que as pessoas querem estar atadas porque é o caminho mais rápido que elas enxergam para conseguir publicidade para elas mesmas ou notoriedade para elas mesmas, e daí se tem essa péssima exposição – eu não posso honrá-los com a palavra fã porque eu acho que, se não fosse Harry Potter, seria Guerra nas Estrelas, ou seria algo com nível suficiente para que eles pudessem simplesmente obter um pouco de atenção da mídia… Não tem realmente nada a ver com Harry Potter, e ainda assim Harry Potter atraiu uma grande quantidade disso ultimamente, eu diria, pelos últimos três livros. (…) Isso acaba criando uma expectativa não salutar, tornando as pessoas enjoadas de ouvir sobre Harry Potter, por razões ruins. E, o que é ainda pior, acaba levando para o mundo da fraude, da intimidação, da violência, do furto, e isso quase nunca tem a ver com adoração.
O que acharam? Vocês se lembram desse período de vazamento de spoilers?
** Os fãs de Harry Potter têm encontro marcado hoje, às 20h, em livrarias Saraiva pelo Brasil para o lançamento do DVD e Blu-Ray de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1.
São Paulo – Saraiva Morumbi Shopping
Campinas – Saraiva Shopping Iguatemi
Rio de Janeiro – Saraiva Botafogo Praia Shopping
Porto Alegre – Saraiva BarraShoppingSul
Florianópolis – Saraiva Shopping Iguatemi
Curitiba – Saraiva Shopping Crystal
Brasília – Saraiva Pátio Brasil
Goiânia – Saraiva Shopping Flamboyant
Recife – Saraiva Shopping Recife
Fortaleza – Saraiva Shopping Iguatemi
Belém – Saraiva Boulevard Shopping
Manaus – Saraiva Manauara Shopping
Salvador – Saraiva Salvador Shopping
Não percam!
Esse post foi publicado em Curiosidades, Encontros e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

