Leandro Schulai fala sobre a influência de Harry Potter na sua carreira de escritor

Olá!
Para muita gente Harry Potter foi o primeiro livro. Para outros, a primeira  experiência na literatura fantástica. Para todos os que viveram esse fenômeno, ele foi inesquecível. A saga do bruxo marcou a vida de milhares de crianças, adolescentes e adultos, que por 10 anos viveram a expectativa de um novo livro, a esperança de um final feliz,  a emoção da morte de personagens que extrapolaram as páginas e se  tornaram tão importantes quanto se fossem reais.
Dessa geração de leitores, começam a surgir escritores que levam da história de J.K.Rowling a lição de que a imaginação não tem limites.
Um desses escritores é o paulista Leandro Schulai, autor do livro O Torneio dos céus, primeiro volume da série O Vale dos Anjos. Conversamos com o  autor de 25 anos sobre sua inspiração e a importância  de Harry Potter na sua carreira de escritor.

Por que você é fã de Harry Potter?
Pois para mim Harry Potter não é só um livro. É um mundo, um universo criado com todos os detalhes e curiosidades possíveis. Além disso a história trouxe tantos benefícios a literatura juvenil que não há como não ser fã desse fenômeno.
O que mudou em sua vida depois de ler Harry Potter?
Eu passei a enxergar os livros de maneira divertida. Antes ler era sinônimo de stress e perda de tempo, mas com Harry Potter ler se tornou algo tão prazeroso quanto jogar videogame ou jobar bola…
Se você pudesse fazer uma pergunta para J.K.Rowling, qual seria?
Quando ela criou a história de Harry Potter onde ela se imaginou chegando?
Qual é o seu livro favorito da série e por quê?
O prisioneiro de Azkaban, pois tem a maior reviravolta de toda a série e a trama mais engraçada e claro a melhor partida de Quadribol!!
Qual é o seu personagem favorito? Você se inspirou nele para escrever algum personagem do seu livro?
Professor Snape! Me inspirei sim no meu mestre Ramirez. Não pelo jeito ranzinza, mas pelo mistério e passado obscuro e a habilidade de enganar as pessoas jogando apenas a aparência delas. Isso a JK fez com maestria.
De que forma Harry Potter te inspirou a escrever?
Me inspirou, pois vi nos livros algo divertido e vi que poderia escrever algo que entretesse as pessoas e quando vi amigos meus rindo e comentando a leitura de HP percebi que poderia seguir por esse caminho, então afirmo que HP abriu as portas da minha escrita permitindo enxergar esse tipo de história e situação que antes não existia.
A J.K.Rowling tinha um aposição tranqüila quando o assunto era fanfiction. Sua opinião deve ser parecida, já que publica algumas no seu site. Para você, qual é a importância das fanfics? Como você se sente ao ler uma? Afinal, são os seus personagens e é um mundo que você criou.
As fanfics permitem enriquecer o mundo criado pelo autor e trazer leitores novos, eu sou totalmente a favor desse tipo de criação, pois trás até mesmo novos escritores a um mundo pouco conhecido.
Os leitores influenciam de alguma forma o que você está escrevendo agora? Por exemplo, quando você lê as resenhas, repensa o que estava escrevendo ou acha mais importante ser fiel às suas idéias.
Acho que as resenhas quando criticam um erro na história, um comportamento estranho do personagem ou alguma inconsistência vale a pena ser alterada na história original. Agora quando eles criticam a sua narrativa ou o seu jeito de escrever não vale a pena você mudar a história pois isso alteraria a essência dela. Nesse caso ou você escreve outra história ou segue em frente com ela sendo fiel a seus ideais.
Qual é sua sugestão de leitura para os fãs que ficaram órfãos de Harry Potter? (Além do seu livro, é claro. Risos)
Além do Vale dos Anjos rsrsrs, sugiro Percy Jackson e atualmente o livro jogos vorazes que chegou com muita força entre o público jovem! Boa Leitura e aguardo seus comentários!
Obrigada Leandro Schulai!
O que acharam?
Esse post foi publicado em Entrevistas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Leandro Schulai fala sobre a influência de Harry Potter na sua carreira de escritor

  1. leti disse:

    estou fazendo um trabalho sobre a importancia de harry potter e esse site me ajudou muito vlw, eu tbm so mega fan dele

  2. LUIZ PINHEIRO disse:

    Harry Potter e uma série que retrata a amizade, e a lealdade de quem nos arrodeiam! foi mal polo erro de escrita!rsrsrs

  3. raphaela disse:

    Estou fazendo um evento sobre HP na minha cidade, e estava pesquisando sobre a influencia e importancia de HP na literatura atual…. esse artigo me ajudou… e só pra constar HP foi meu primeiro livro… hj tenho quase uma biblioteca dentro de casa!

Deixe um comentário

